Maestro


Rúben Henriques

Natural de Junqueira, Vale de Cambra, Rúben Henriques iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade, em Acordeão, na Academia de Música de Vale de Cambra, na classe do professor Nuno Silva. Aos 12 anos de idade ingressou na banda filarmónica da sua terra natal em Flauta Transversal, ingressando nesse mesmo ano na Academia de Música de Vale de Cambra na classe da professora Teresa Paracana, onde concluiu o 5º Grau. Ingressou posteriormente na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, classe da professora Sandra Camarinha, com a qual concluiu o 8º Grau.

Frequentou Masterclass de flauta com os professores Vasco Gouveia, Averil Williams, Vincent Lucas, Roberto Pasquini, Alexandra Grot e Nuno Inácio, e trabalhou com os professores Gil Magalhães, Roberto Erculiani, Ricardo Barceló e Paulo Vaz de Carvalho, a nível de Música de Câmara.

Tocou a solo com a Orquestra Académica da Universidade do Minho sob a direcção de Christopher Bochmann, foi chefe de naipe da Orquestra sub-21 Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, e colaborou com as Orquestras Académica e Profissional da Universidade do Minho, Orquestra de Câmara de Vila Verde, Orquestra de Sopros Ibero-Americana, Orquestra de Verão da Academia de Paços de Brandão, tendo trabalhado com maestros como Jean-Marc Burfin, Douglas Bostock, Enrico Bronzi, Hans Casteleyn, Toby Hoffmann, António Saiote, entre outros.

Foi selecionado e participou no 15º Concurso Internacional de Flauta “Gheorghe Dima”, em Cluj-Napoca, na Roménia.

Realizou Masterclass de Direcção de Orquestra de Sopros com os maestros Carlos Marques, António Saiote, Luís Carvalho e Douglas Bostock.
 

É Licenciado e Mestre em Ensino de Flauta Transversal pela Universidade do Minho, classe do professor Gil Magalhães. Realizou ainda uma Pós-Graduação em Direcção de Orquestra na ESMAE com o professor e maestro António Saiote.

Forma com o guitarrista Carlos Luz o VentusCarpusDuo, tendo realizado concertos em Portugal Continental, Açores e Espanha.

É desde o início de 2017 o maestro da Filarmónica Ressureição de Mira.