I Curso de Direção da Filarmónica Ressurreição De Mira


De 17 a 19 de Abril de 2014 a Filarmónica Ressurreição de Mira leva a efeito um Curso de Direção, orientado pelo prestigiado músico, maestro e pedagogo António  Saiote.

 Conteúdos Programáticos

Atualmente, as bandas filarmónicas portuguesas atravessam uma forte dinamização nas suas estruturas, desenvolvendo-se em termos musicais e sociais, aproximando-se cada vez mais do profissionalismo das bandas de países como Espanha, Holanda, Itália, entre outros. No âmbito desse dinamismo, a obtenção de conhecimentos musicais por músicos e maestros tornam-se essenciais para o desenvolvimento de todos. Por isso, a criação de cursos / workshops / masterclasses tornam-se preponderantes na melhoria contínua de todos, em prol do desenvolvimento de técnicas, repertório e musicalidade.

Assim, a Filarmónica Ressurreição de Mira, no âmbito do desenvolvimento técnico e interpretativo que está a levar a cabo atualmente, organiza o I Curso de Direção de Banda, aberto a músicos, maestros (participantes ou ouvintes).

Os conteúdos programáticos a desenvolver durante o curso serão:

  • A figura atual do maestro de banda filarmónica
  • História e evolução de repertório
  • Técnica psicopedagógica do maestro atual
  • Estudo e preparação de repertório
  • Ensaio e aplicação técnica com banda

Programa:

La Fiesta, Luís Cardoso (Ed. Molenaar)

Pilatus, Mountain of Dragons. Steven Reineke (Ed. Birch Island Music Press)

Danzón n.º 2, Arturo Marquez, arr.: (a definir brevemente)

The Magic of Andrew Lloyd Webber, arr.: Warren Barker (Ed. Hal Leonard)

Convite à Polka, Afonso Alves (Ed. Cardoso & Conceição)

Semper Fidelis, arr.: Philip Sparke (Ed. Anglo Music Press)

Vagas:

Clarinete, Clarinete Alto, Clarinete Baixo, Requinta, Flauta, Flautim, Oboé, Saxofone Soprano, Saxofone Alto, Saxofone Tenor, Saxofone Barítono, Fagote, Trompa, Trombone, Trompete, Fliscorne, Bombardino, Tuba, Percussão, Maestros Participantes Ativos, Maestros Participantes Ouvintes.

Seleção dos participantes

MÚSICOS: O número de músicos participantes é limitado, sendo analisado caso a caso, consoante o naipe onde se insiram. Os músicos deverão fazer a sua inscrição acompanhada com Curriculum Musical resumido. A seleção dos músicos a participar será feita avaliando as capacidades musicais demonstradas no curriculum.

MAESTROS: Admite-se um número máximo de 10 participantes ativos. O número de alunos ouvintes é ilimitado. Os maestros deverão fazer a sua inscrição acompanhada com Curriculum Musical resumido. A seleção dos maestros ativos será feita avaliando as capacidades musicais demonstradas no curriculum. Os alunos que não forem selecionados como ativos passam automaticamente para a qualidade de alunos ouvintes. A Seleção será anunciada no dia 12 de Abril.

Preços:

  • Músicos – 20 euros (até dia 20 de Março), 25 euros (até 10 de Abril)
  • Maestro Participante Ativo – 80 euros (até dia 20 de Março), 100 euros (até 10 de Abril)
  • Maestro Participante Ouvinte – 40 euros (até dia 20 de Março), 50 euros (até 10 de Abril)

Prazos:

 – Prazo de Inscrição: até 10 de Abril

– Seleção de Maestros Participantes Ativos – 12 de Abril

FICHA DE INSCRIÇÃO

Solicitamos que nos envie para o e-mail: estagiobandamira@hotmail.com o comprovativo de transferência para validação da sua inscrição. Após pagamento, ser-lhe-ão enviadas as partituras para o seu e-mail de contacto.

Aos maestros que não forem selecionados como ativos será devolvida a diferença entre a propina de alunos ativos e alunos ouvintes e ficará automaticamente inscrito como aluno ouvinte. No final do curso será entregue o respetivo certificado de participação a todos os intervenientes.

Deixar uma resposta